Como agregar valor à sua fotografia
Como agregar valor à sua fotografia

Como agregar valor à sua fotografia

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Hoje vou falar sobre o maior drama atual de grande parte dos fotógrafos:

A briga insana de preços

Atualmente temos dois pontos de inflexão que mudaram a cara do mercado fotográfico.

O primeiro foi a popularização da fotografia digital, que trouxe ao cidadão comum a possibilidade de fazer fotografias de boa qualidade, competindo (no ponto de vista do leigo), com fotografias profissionais.

(Ponto este potencializado pelo uso de smartphones de altíssima tecnologia).

O segundo ponto que mudou o mercado, neste caso o brasileiro, foi a crise econômica que assolou toda a economia brasileira.

Esta crise trouxe milhares de pessoas ao mercado informal que viram no nicho fotográfico uma grande oportunidade de sobrevivência e até mesmo de polpuda renda.

Seguindo a lei de mercado:

quanto maior a oferta menor o preço pago. E contra essa máxima não há discussão!

No entanto não podemos entregar os pontos e desistir de buscar ferramentas eficientes que nos auxiliem a valorizar nosso serviço e produtos para assim conseguirmos que os clientes paguem pelos preços finais pedidos.

Vamos aos pontos que considero importantes e essenciais para esta valorização:

1. Atendimento impecável

Independentemente de onde você atende seu cliente, prime sempre em oferecer conforto, segurança, comodidade e, se possível, alguns mimos durante o seu atendimento. 

Atualmente muitos profissionais não possuem mais um estúdio para atender, mas a escolha de um bom café, um restaurante charmoso, ou até mesmo o seu home office limpo e organizado são essenciais para causar boa impressão.

Sala de reunião - estúdio fotográfico Namour

2. Postura profissional

Considero postura profissional tanto o tom de voz, o respeito à característica de cada cliente, assim como os trajes que visto e como minha equipe e eu nos portamos nos eventos. 

Tudo isso é observado com atenção pelo cliente, familiares e amigos a todo momento.
Antes, depois e principalmente durante o evento.

Arlindo Namour Filho

3. Confiança no trabalho

Acredite na sua venda, no seu produto e passe isso com firmeza.

Muitos profissionais pecam neste ponto, pois não acreditam que podem cobrar o que seu trabalho vale, sentem dó do cliente e desvalorizam o que oferecem antes mesmo da outra parte pedir desconto.

Tenha certeza que venda é um jogo e se você não souber jogar vai sair perdendo, pois, o cliente, na maioria das vezes, joga muito bem.

Sala de reuniões - estúdio fotográfico Namour

4. Atenção ao estilo do cliente (racional ou emocional)

Sempre recomendo em minhas palestras que todos os fotógrafos deveriam ler o livro “O Corpo Fala”, pois muitas vezes o seu interlocutor pode dizer algo, mas seu corpo mostra outro sentimento. 

Mulheres têm uma sensibilidade muito natural para sentir isso, mas nós, homens, precisamos desenvolver esta habilidade e estarmos atentos às nuances corporais de aceitação, rejeição, afirmação e negação. 

Medir estes pontos pode alterar o rumo de um atendimento. 

Preste atenção no seu cliente, ele certamente fará uma escolha pautada em quem tiver maior identidade.

Espaço interno para receber clientes - estúdio fotográfico Namour

5. Currículo impecável (sem pendências ou reclamações sem resolução)

Todos nós passamos por problemas em alguma fase da vida. 

O importante sempre é buscar a melhor solução com respostas rápidas e firmes.

Manchas no currículo por não resolução de problemas irão certamente diminuir seu valor no mercado, e isso afetará seu preço.

6. Qualidade na fotografia e produtos que oferece

Qualidade é condição sine qua non.

Preze por sua pós-edição, atenção na diagramação do álbum, confira sempre com o cliente antes de imprimir qualquer material, pois isso é controle de qualidade!

Também escolha o melhor papel e a melhor encadernadora.

Não negocie com isso, pois é o material final entregue que falará por seu trabalho no futuro.

Eu trabalho com a Go image há algum tempo e fico satisfeito com os produtos que recebo, minha indicação é que você os conheça!

 


Poderia me estender por várias laudas sobre este assunto, inclusive trabalhando cada tópico, mas penso que fui sucinto e consegui resumir com clareza estes pontos.

Experimente aplicá-los com cuidado e disciplina e verá como farão diferença perante o mercado e seus clientes.

 

Boa sorte!

Arlindo Namour Filho

Arlindo Namour Filho

Sou Namour Filho, fotógrafo profissional desde 1995. Venho de uma família de fotógrafos que atua no ramo desde 1962. Atendo clientes por todo Brasil e já atuei em mais de dez países fotografando casamentos e trabalhos diversos. Desenvolvo também projetos na área educacional por meio de palestras, workshops, oficinas e meu portal Eh Namour com conteúdos diversos como o Canal do YouTube e Podcast Eh Namour. Sou embaixador mundial da Fujifilm desde 2014 e fui convidado para eventos no Japão, Alemanha e Estados Unidos, inclusive palestrando para a empresa no Photo Plus em Nova Iorque. Tenho orgulho de dizer que também fundei grupo Fuji X Lovers no Facebook e mídias paralelas, aglutinando um imenso universo nacional e internacional de usuários e amantes do sistema Fuji X Series. Além disso ministro com o fotógrafo André Martins o bem sucedido projeto Oficina Mirrorless, que está em sua décima edição. A partir de 2018 também passo a fazer parte do time de embaixadores da Go Image, englobando um projeto riquíssimo de produção de conteúdo de qualidade para fotógrafos.

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