Superando o medo e encarando novos desafios

Superando o medo e encarando novos desafios

Voltar

O medo é um dos instintos mais primitivos do ser humano, é o instinto que nos mantém vivos, nos preserva dos perigos. Graças ao medo o homem sobreviveu milhões de anos de evolução e este é um sentimento que ainda nos guia.

Nos negócios, o medo tem um papel preponderante, e está sempre presente em todas as nossas decisões e passos que tomamos (ou deixamos de tomar).

Sentimento de preservação de nosso negócio é essencial, nos faz economizar na hora certa, evita aquele gasto desnecessário, como a compra de um equipamento apenas por impulso, ou previne que tomemos decisões duvidosas e perigosas a médio e longo prazo.

Mas o grande desafio que se interpõe em nossas vidas diariamente é o quanto devemos ser guiados por este sentimento.

O medo pode paralisar nossas ações e o mercado nos desafia diariamente com questões de todas as maneiras. Temos que agir com dinamismo e criatividade, sabendo que a ousadia pode fazer a diferença em um ambiente tão competitivo.

Até que ponto devemos ser guiados pelo medo? Vale mais ser conservador ou ousado? Como encontrar o ponto de equilíbrio?

Antes de tudo já aviso que sou tão falível quanto vocês, e tenho uma penca de defeitos, mas gosto de compartilhar meus erros pois aprendo muito com isso.

Bem, enumero algumas perguntas essenciais que me faço e que me ajudam a superar estas dúvidas tão difíceis.

1. O que sinto é medo ou apenas desculpa para não agir?

Somos especialistas em encontrar desculpas para nossos erros e principalmente para não sairmos da zona de conforto. Muitas vezes colocamos empecilhos e damos a este ato o nome de "preservação perante o risco", traduzindo: medo.

Chamar preguiça de medo, apenas pelo fato de sentir-se confortável na situação em que se encontra, é um caminho certo para a obsolescência e um risco para seu negócio.

Não confunda alhos com bugalhos.

2. Como minimizar os riscos na tomada de decisão?

Grande parte de nossas decisões e atos dependem principalmente de nossa proatividade, organização e resiliência. Com estes 03 atos dissipamos grande parte dos riscos em uma ação ou novo projeto.

O que grande parte das pessoas faz – usualmente – é mergulhar de cabeça em projetos sem ter feito uma pesquisa, previamente, mesmo que básica. Não se preparar para os desafios previsíveis desta nova empreitada. Outras até começam bem, mas desistem perante os primeiros desafios e fracassos.

Sem um começo, meio e fim (ou o que podemos chamar de visão), qualquer projeto está quase certamente fadado ao fracasso.

3. O "não" você já tem, por que não arriscar um "sim"?

Nos negócios, assim como na vida, temos que agir com ousadia. Lembre-se que ousadia não tem nada a ver com irresponsabilidade. Ousadia denota confiança, e para todos os atos que tomamos, faz-se necessária uma dose de confiança.

As pessoas se unem às suas ideias e cerram fileira ao seu lado quando acreditam em você.

Em todos os desafios que enfrento tenho a confiança como aliada para superar meus medos!

Primeiramente estudo os meus passos, aonde quero chegar e os prováveis desafios que terei pela frente. Depois de tudo isso muito claro em minha cabeça, já tenho a confiança que preciso para prever ao menos os desafios primários de toda empreitada. Isso me dá força e me ajuda a vender minhas ideias e a conquistar as pessoas.

4. Como reconhecer uma situação realmente perigosa a que devo verdadeiramente temer e recuar?

Bem, se eu soubesse essa resposta estaria escrevendo este artigo dentro de um jatinho particular voando para minha casa de praia no Caribe. Mas, brincadeiras à parte, divido com vocês algumas regras que sigo:

  • Consulte os mais velhos. tenho amigos judeus e admiro-os demais por muitos motivos, mas principalmente pelo respeito que tem pelos mais experientes. Pegar bons atalhos é um caminho mais inteligente para a sabedoria.
  • Estude com calma o cenário, analise as possibilidades de sucesso e enumere os motivos pelos quais seu projeto possa dar errado, e prenda-se mais demoradamente nesta parte. Não negligencie os riscos.
  • Analise sua condição financeira e a capacidade de se segurar caso algo dê errado na execução do seu plano. Sem reserva suas chances são menores.
  • Se for fazer algo com alguém, deixe de lado sua análise pessoal e levante as características de personalidade e de trabalho desta ou destas pessoas. Não se deixe levar pelo sentimento nestas horas.
  • E, por fim, conte com o seu sexto sentido, tanto para o sim quanto para o não. Sílvio Santos, um dos maiores empresários da história deste país, já disse em uma de suas entrevistas, que ouve e segue sua intuição, e que quando tem esta convicção nada o atrapalha.

Enfim, sou apenas uma pessoa bem curiosa e observadora, e compartilhar algumas destas visões que adquiri nos meus quase 25 anos de profissão como fotógrafo pode ser válido em suas experiências. Espero ter ajudado!

Mãos à obra e muita coragem para superar tantos desafios com que nos deparamos em nossa profissão.

Arlindo Namour Filho

Arlindo Namour Filho

Sou Namour Filho, fotógrafo profissional desde 1995. Venho de uma família de fotógrafos que atua no ramo desde 1962. Atendo clientes por todo Brasil e já atuei em mais de dez países fotografando casamentos e trabalhos diversos. Desenvolvo também projetos na área educacional por meio de palestras, workshops, oficinas e meu portal Eh Namour com conteúdos diversos como o Canal do YouTube e Podcast Eh Namour. Sou embaixador mundial da Fujifilm desde 2014 e fui convidado para eventos no Japão, Alemanha e Estados Unidos, inclusive palestrando para a empresa no Photo Plus em Nova Iorque. Tenho orgulho de dizer que também fundei grupo Fuji X Lovers no Facebook e mídias paralelas, aglutinando um imenso universo nacional e internacional de usuários e amantes do sistema Fuji X Series. Além disso ministro com o fotógrafo André Martins o bem sucedido projeto Oficina Mirrorless, que está em sua décima edição. A partir de 2018 também passo a fazer parte do time de embaixadores da Go Image, englobando um projeto riquíssimo de produção de conteúdo de qualidade para fotógrafos.

Hey!

Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe o melhor do conteúdo para fotógrafos! Insira seu email e receba novidades gratuitamente.


Não enviamos spam emoji_newsletter

Siga a Go image nas redes sociais

Promotion